O Blog



          Olá leitores \o/

         Antes de entrarmos em discussões sobre ciências, física ou filosofia, acredito que seja nosso dever esclarecer o “por que” disso tudo. Isto é, por que um grupo de pessoas decidiria tomar as rédeas de um processo complicado, trabalhoso e muito desconhecido, que é ensinar física? A resposta é simples: porque sonhamos. Sonhamos, como qualquer físico, com a humanidade atingindo patamares jamais atingidos anteriormente, com o desvendar dos mais misteriosos e curiosos fenômenos da natureza e outras tantas conquistas que demandam um espaço imenso para serem enumeradas uma a uma, mas que, por outro lado, podem ser resumidas em “conquistas sociais”, ou seja, conquistas que não dependem de uma ou de outra específica pessoa, mas sim, de um grupo! E a partir disso, chegamos à ideia de que o maior legado que um cientista pode deixar ao mundo não é, necessariamente, suas descobertas, como também pode ser cientistas! Oras, professores que formam em suas vidas centenas de cientistas estão colaborando com a humanidade, ao menos, centenas de vezes. Assim sendo, criar um portal que tenha como meta auxiliar no estudo da física é uma maneira de ajudar um a estudante e à comunidade científica. Por isso você está lendo esse texto, nesse site, com esse propósito.

O ensino, no entanto, infelizmente, não é algo que possa ser fornecido com perfeição somente virtualmente; para uma instrução que formasse universitários, o melhor ambiente é, sem dúvidas, uma sala de aula, com professores e alunos respirando do mesmo ar de um mesmo local. Por conta disso, tentaremos usar os limites da internet no âmbito da educação, oferecendo com o passar do tempo, textos, exemplos resolvidos e explicados didaticamente, vídeos, curiosidades, colocações filosóficas a respeito do que é a física, notícias que sejam importantes para os interessados na área, enfim, uma gama de conteúdos que façam deste portal o mais proveitoso possível!

     Nossas referências são diversas, utilizamos livros do ensino médio, da graduação e até a internet, os principais autores são Kazuhito, Fuke, Sampaio, Ramalho, Halliday, Nussenzveig, seus livros são “Os fundamentos da física”, “Curso de física básica”, “Física para ensino médio”, “Fundamentos de física”, entre outros. Recomendamos a leitura de pelo menos um livro, pois nenhum livro, site é completo, para ter um bom conhecimento é necessário consultar diversos materiais.

         O blog é feito por mim (Leonardo) e pelo Alexandre, ambos graduandos em física na UNESP Bauru, se você quiser ajudar com uma arte, um banner ou qualquer outra coisa entre em contato pelo email fisicoturista42@gmail.com.
        
        Isso é tudo pessoal, não se esqueçam de divulgar o blog, um abraço, vida longa e próspera para vocês \o/



Scroll to top