Introdução à Termologia



          O Brasil é um país que apresenta variações muito grandes de temperatura, podendo até atingir temperaturas negativas no sul do país, mas como essa temperatura é medida? E o que ela quer dizer exatamente?
         Essas e outras questões são estudadas pela Termologia ramo da física que estuda o calor e suas implicações. Esses estudos são realizados a partir de dois modelos para a estrutura da matéria, são eles: o macroscópio, onde é observada a temperatura, pressão e energia interna; e o microscópio energia cinética, velocidade de átomos e moléculas.
         Os dois modelos acima são complementares, mas não se assustem os termos acimas mencionados e muitos outros serão estudados.
         Vários cientistas contribuíram para a termologia, como Joule, mas os nomes mais conhecidos são do Lorde Kelvin (1824-1907), Anders Celsius (1701-1744) e Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), todos eles com grandes contribuições, principalmente com suas escalas desenvolvidas, sendo a escala adotada pelo SI a do Lorde Kelvin.

         Você pode se perguntar, mas por que a necessidade de uma escala se eu consigo muito bem dizer se algo é “quente” ou “frio”? Realmente é uma pergunta pertinente, mas faça o seguinte, coloque uma das suas mãos na água morna (cuidado para não se queimar), e a outra em água com cubos de gelo, por alguns segundos, depois mergulhe as duas mãos em um recipiente com água da torneira, veja que você irá sentir sensações distintas de “quente” ou “frio” em cada mão, concluindo que seu corpo pode ser facilmente enganado. 

Scroll to top