Introdução à Física Moderna


“A física é um céu azul, com algumas nuvens”, essa declaração é de Lorde Kelvin que queria dizer que não havia mais nada a ser descoberto. De fato, no século XIX os conhecimentos em diversas áreas estavam muito bem estabelecidos, dando essa sensação.
Porém nos limites de cada área (termodinâmica, eletrodinâmica e mecânica) haviam problemas questões que aparentemente não tinham explicações como o movimento browniano, eletrodinâmica dos corpos em movimento e radiação térmica.        
Os estudos para desenvolver explicações para esses problemas foi o ponto de partida para os estudos da Física Moderna. Tema do nosso estudo nesta sessão.
Por se tratar de um ramo da física mais recente diversas teorias malucas surgiram como a “cura quântica”, entre outras, incentivadas principalmente por livros de pseudociência, pessoas que dizem refutar Einstein e que não são nem formadas em física, enfim é um alerta para tomarem cuidado com o que leem por ai sobre física moderna, ah, e física moderna não é feita de teoria apenas, existem cálculos muito complexos por trás, cuja compreensão é necessário uma boa base de calculo e claro física.
Sem duvida um dos mais famosos físicos dessa área foi Albert Einstein, com sua teoria da relatividade, publicada em 1905, mas outros físicos contribuíram para a física moderna como Max Planck, Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Paul Dirac, entre outros.
Abordaremos apenas alguns tópicos de física moderna e de forma simples e superficial, visto que o blog tem como principal objetivo auxiliar alunos do ensino médio e moderna não é tão exigida nos vestibulares. Até a próxima pessoal, vida longa e próspera.
Não se esqueçam de compartilharem e nos seguir nas redes sociais \o/

Scroll to top