Introdução à Elétrica



         Um dos grandes vícios da humanidade hoje são os smartphones, que facilitam muito diversas tarefas como mandar e-mails de qualquer lugar, os estudos entre outras coisas, se eles ficam sem bateria, procuramos a tomada mais próxima e os recarregamos, simples e prático.

         Mas como conseguimos recarrega-lo? Essa e outras questões serão abordadas nesta sessão onde estudaremos a física elétrica, para se ter uma dimensão da importância da eletricidade, sem ela não teríamos boa parte da tecnologia que temos hoje, visto que a maioria dela funciona com energia elétrica.
         Vamos definir então o que é eletricidade.

Eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica.

         Os homens começaram a observar os fenômenos elétricos desde a antiguidade, com o âmbar, que os gregos no século VI a.C, com o passar dos anos diversas observações foram feitas, mas sem saber exatamente o que causava essas manifestações elétricas, as explicações e estudo sobre essas causas começaram a surgir a partir do século XIX e XX, onde finalmente foi possível descrever um modelo atômico que explicava as manifestações elétricas da matéria.

         Alguns dos contribuintes para esses estudos foram: Tales de Mileto (624-558 a.C), Benjamin Franklin (1706-1790), Michael Faraday (1791-1867), Thomas Edison (1847-1931), Nikola Tesla (1856-1943), sendo Tesla um dos mais conhecidos pelos seus estudos.

         Não irei abordar muito sobre os aspectos históricos, visto nas aulas teremos que recorrer a eles para entender sobre a origem de determinados estudos, como a eletrização (tema da próxima aula). Bem pessoal até a próxima e estejam “elétricos” para a próxima aula.

         Não se esqueçam de comentar, compartilhar, interaja, só assim podemos aumentar a qualidade do blog \o/

Scroll to top