Introdução à Óptica



          A partir de agora iremos nos dedicar a estudar fenômenos como: o que me faz enxergar? Por que no escuro nada vejo? Como funcionam os espelhos? Como explicar o arco íris no The Dark Side Of Moon? Entre outras coisas.

         Mais uma vez nos perguntamos, quais foram os estudiosos dessa área? E principalmente, o que é óptica?

         Primeiramente vamos esclarecer o que é óptica, óptica é o ramo da física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Óptica vem do grego optiké e significa “relativo a visão”. Os estudos dessa área vêm desde a antiguidade clássica com Platão (428-347 a.C) e Aristóteles (348-322 a.C).

         Eles fizeram questionamentos como: o que é luz? E acreditavam que partículas que saiam dos nossos olhos tornavam as coisas visíveis, isso abre espaço para coisas do tipo “como então não enxergamos no escuro?”. Hoje sabemos que para enxergar algum objeto ou a luz é refletida ou emitida por ele.

         Mais adiante em um acidente Arquimedes inventou as lentes, Leonardo da Vinci fez experimentos com câmaras escuras, Galileu e Kepler desenvolveram instrumentos ópticos para auxiliar nas suas observações do céu e auxiliar em navegações, até aqui eles conseguiam explicar a formação das imagens, o que conhecemos como óptica geométrica.

         Estudiosos como Newton, Hyugens e Maxwell se preocuparam em estudar a natureza da luz e descobriram a dualidade da luz, ou seja, que ela se comporta como onda e partícula, assim as duas áreas da óptica foram construída, a óptica física focada na natureza e propriedade da luz, e a óptica geométrica focada na formação das imagens e fenômenos luminosos.

         Antes de prosseguirmos vamos deixar aqui uma breve definição de luz.


         Luz é uma onda eletromagnética cujo intervalo, os nossos olhos são sensíveis.

        Na próxima aula abordaremos mais sobre a luz, não se esqueçam de compartilhar, comentar, isso nos ajuda bastante, até a próxima pessoal \o/

Scroll to top