Introdução à Ondas


         “olá ouvintes da rádio x”, “ o sinal do telefone esta ruim” , “uma ambulância esta passando” , esta e muitas outras frases vocês já devem ter ouvido, mas o que elas tem em comum entre si?

         Bem, todas elas estão relacionadas com ondas, e ondas, seus tipos e a presença delas no nosso dia a dia será o tema de estudo nessa sessão.
         Para vocês compreenderem a importância desse estudo, se não existissem as ondas não haveria nenhum tipo de comunicação verbal, música entre outras coisas como a internet.

         Mas quem observou os fenômenos ondulatórios? Vários físicos contribuíram para essas observações, alguns com estudos e observações simples como Galileu Galilei (1564-1642) que observou as oscilações de um candelabro, essas observações ajudaram a Christian Huygens (1629-1695) a desenvolver os primeiros relógios de pêndulos.

         Outros estudos são mais complexos como os de James Clerk Maxwell (1831-1879) que contribui com a teoria moderna do eletromagnetismo, sua teoria uniu eletricidade, magnetismo e óptica, com esses estudos surgiram às famosas equações de Maxwell, outro físico que contribui para esses estudos foi Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), que demonstrou a existência da radiação eletromagnética e com isso criou aparelhos detectores e emissores de ondas de rádio, além disso, colocou em evidências a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por Maxwell, hoje seu nome (Hertz) é utilizado como unidade do SI para frequência. 

Scroll to top